Cursos de Dança

9ª  Edição do Curso de Dança na Comunidade

28 Outubro 2016 a 22 Julho de 2017

Este programa de formação pretende desenvolver as práticas artísticas e promover a sua presença na vida de um número cada vez mais alargado de pessoas.
Baseia-se na ideia de acessibilidade da experiência artística, enquanto um direito e um valor.

As artes contemporâneas relacionam diversos tipos de conhecimento - permitem a experimentação, estabelecem pontes entre o pensar e o fazer, promovem processos e possibilitam resultados. Criam espaços de questionamento sobre o mundo e facilitam novos sentidos na vida das pessoas.

A dança, como território privilegiado de produção de discursos através do corpo e sobre o corpo, proporciona novas realidades entre o espaço e tempo, alarga possibilidades de relação, dá um valor acrescido aos processos de comunicação, de participação, de ser individual e de pertença ao grupo.

A prática da dança e a sua transmissão são encaradas, no CDC, como um elemento de valorização na formação e de maior conhecimento para cada pessoa, como um processo estético, artístico e também vivencial.

Através do conhecimento e experiência proporcionados pelo CDC, pretende-se que os seus participantes reequacionem as suas práticas artísticas de modo a criarem novos conteúdos e articulações na transmissão pedagógica, na intensificação e enriquecimento dos seus métodos de trabalho e até na descoberta de novas perspectivas sobre as realidades da arte e do ensino artístico. Não se pretende chegar a uma estrutura detransmissão acabada mas, através da promoção de mais conhecimento e experiência, alargar as possibilidades de acção para cada um ou uma.

As principais referências artísticas do CDC inscrevem-se no universo da dança contemporânea, nas suas formas, métodos e questionamentos – o universo herdeiro das transformações e rupturas artísticas ocorridas no séc. XX e no início do séc. XXI (designadamente no ocidente, mas não a ele exclusivamente confinadas).


Estrutura e Conteúdos

Módulo 1: Dança Contemporânea – Prática e teoria (Outubro/Novembro/Dezembro/Janeiro, 114 horas)

A primeira parte do CDC é focalizada na prática, na experimentação criativa e na análise histórica e estética da dança, de forma a alargar e diversificar o património de conhecimento dos participantes.

Técnica de dança contemporânea - Esta disciplina mantém uma presença regular ao longo do CDC, como forma de desenvolver capacidades e consciência físicas e espaço-temporais e de experimentar metodologias de pesquisa de movimento.

Improvisação e composição - São experimentados e desenvolvidos métodos de improvisação, análise e composição em dança propostos por diferentes coreógrafos. É incentivado o desenvolvimento da cultura coreográfica, através de uma postura analítica e reflexiva em relação a si e à realidade artística actual.

Análise de movimento – São experimentados e analisados alguns fundamentos da prática e teoria contidos no sistema de análise de movimento de Rudolf Laban, como grelha de análise e desconstrução do movimento e dos seus elementos e como método pedagógico.

História da Dança - Análise histórica da dança do séc XX (predominantemente ocidental), suas origens e contextualizações estéticas e sociológicas, através da referência a períodos, movimentos, protagonistas e linguagens, tanto através de abordagens teóricas com práticas.


Módulo 2: Dança e Comunidade

(Fevereiro /Março/Abril, 114 horas)

A dança no contexto das artes do espectáculo e as relações entre criação artística e contextos comunitários – presença e prática artística, seu papel em diferentes contextos, a arte na vida individual e social, o papel da pedagogia, a dança na escola.

Técnica de dança contemporânea

Projectos artísticos na comunidade - São apresentados, pelos seus autores, casos concretos de práticas artístico-pedagógicas em contextos comunitários, com destaque para os projectos de dança – os seus conteúdos são objecto de análise e de experimentação. Problematiza-se a diversidade da comunidade que alarga as possibilidades de criação artística. Aborda-se a relação entre a criação e a pedagogia e o papel e a presença do artista/professor.

Música e Análise Musical –elementos, correntes, épocas, contextos. Breve abordagem da música e suas relações com a dança. A música e o som em contexto pedagógico e também como material de experimentação criativa.

Palestras: Arte e comunidade - Apresentação da dança num contexto mais vasto de formas de arte, questionando territórios, estratégias, políticas e programações. A arte e a vida social, os organismos gestores da cultura. A arte e a educação.

Partilhas– Sessões destinadas a prestar informações, partilhar experiências, realizar balanços; sessões práticas e teóricas sobre transmissão em dança; as sessões podem ser restritas ao grupo CDC ou acolher convidados e participantes externos.


Módulo 3: Dança e Pedagogia

(Maio/Junho/Julho, 114 horas)

A sistematização de práticas pedagógicas de dança, a sua experimentação e análise é desenvolvida gradualmente, com vista à elaboração e transmissão de exercícios específicos e de aulas e à apresentação de um pequeno projecto na área da dança na comunidade.

Técnica de dança contemporânea

Metodologias de dança na comunidade - São propostas e experimentadas metodologias de transmissão pedagógica da dança aplicadas a diferentes contextos e fases etárias. É analisada e experimentada a relação destas práticas com diferentes materiais e temáticas.

Palestras: Desenvolvimento etário - Breve análise das transformações psicomotoras ao longo da vida, mudanças e capacidades na representação cognitiva, emocional e física.

Palestras: Produção - Breve análise sobre questões de produção de projectos artístico-pedagógicos e sua implementação nos contextos comunitários. Apresentação de casos concretos.

Trabalho individual / Coaching – pesquisa, elaboração e ensaios autónomos, individuais ou em grupos, com acompanhamento pedagógico e artístico pontual, realizados nos espaços do Forum Dança

Aulas em contexto real– Elaboração acompanhada, implementação e direcção de aulas em contextos escolares ou outros.

Projecto – Elaboração e apresentação de um pequeno projecto de dança na comunidade – contextualização comunitária, fundamentação artística, descrição da metodologia e conteúdos pedagógicos. Este trabalho poderá integrar, opcionalmente, uma componente de criação e sua apresentação ao vivo ou noutro suporte, que se relacione e dialogue com o contexto e o conteúdo pedagógico.


Professores

Os professores do CDC são, na sua grande maioria, artistas cuja actividade inclui uma forte componente pedagógica. São, ao mesmo tempo, professores que desenvolvem projectos diversificados e de sua autoria junto de diferentes contextos da comunidade. A estes, juntam-se outros especialistas ligados às artes, com trabalho desenvolvido nas respectivas áreas.

Manuela Pedroso – actriz, pedagoga e professora de dança e teatro (Análise de Movimento, Metodologias Dança na Comunidade, Projecto)
Carla Ribeiro – bailarina e professora de dança (Técnica de dança Contemporânea)
Maria Ramos  – bailarina, coreógrafa e professora de dança (Técnica Dança Contemporânea)
Jácome Filipe – bailarino, coreógrafo e professor de dança (Técnica Dança Contemporânea) Gustavo Ciríaco – coreógrafo, investigador, professor de dança (Improvisação/Composição, História da Dança)
Sara Anjo – bailarina, coreógrafa, investigadora (História da Dança)
Patrícia Milheiro - professora de práticas e teoria da dança (História da Dança)
Miguel Pereira – coreógrafo e performer (Improvisação/Composição)
Sofia Dias/Vítor Roriz –bailarinos, coreógrafos, professores de dança (Improvisação/Composição)
Madalena Victorino – pedagoga e coreógrafa (Análise Movimento, Projectos na Comunidade)
Lia Rodrigues – coreógrafa, professora, gestora cultural (Projectos na Comunidade)
Filipa Francisco - coreógrafa e professora de dança (Improvisação/Composição, Projectos na Comunidade)
Nuno Lucas/Márcia Lança - bailarinos, coreógrafos, professores de dança (Projectos na Comunidade)
Nuno Cintrão – músico, professor de música (Som e música, Projectos na Comunidade)
Aldara Bizarro – coreógrafa e professora de dança (Palestras, Dança e Comunidade)
Rui Campos Leitão – musicólogo (Palestras, Análise Musical)
Elisabete Paiva – programadora cultural (Palestras, Programação e Produção)
Dora Lourenço – psicóloga (Palestras, Desenvolvimento Etário)
Cristina Santos - Coordenação pedagógica e artística do CDC com Manuela Pedroso.

Biografias dos professores


A quem se dirige

Bailarinos, coreógrafos, professores de áreas que envolvam o corpo e as expressões artísticas e estudantes de dança de nível avançado.

Condições de acesso

12º ano de escolaridade
Envio do curriculum vitae, fotografia e carta de motivação para  forumdanca@forumdanca.pt

Provas de acesso
Aula de dança contemporânea, exercícios criativos e de comunicação pedagógica e entrevista.
Data limite para as candidaturas: 10 de Outubro de 2016
Data da audição/entrevistas: 6ª e sáb., 14 e 15 de Outubro de 2016


Duração, horários e local

28 de Outubro de 2016 a 22 de Julho de 2017
(com interrupção de 3 fins de semana no Natal, no Ano Novo e na Páscoa, respectivamente dias 23 e 24 de Dezembro, 30 e 31 de Dezembro e 14 e 15 de Abril)

Horário: Sextas-feiras das 18h30 às 21h30 e Sábados das 10h00 às 17h30
(poderão ocorrer alterações pontuais a este horário)
As aulas terão lugar nas instalações do Forum Dança, Espaço da Penha, em Lisboa.


Preço

Pagamento inicial (até 24 Outubro 2016): Inscrição* CDC/80€ + mês Julho 2017/160€ =  240€

Modalidades de pagamento (a partir de Novembro de 2016):

Mensalidade: 160€ x 8 meses (até dia 10 de cada mês)   
3 Parcelas: 410€ x 3 (até 10 Novembro, 10 de Fevereiro, 10 de Maio)

Totalidade: desconto de 10% no pagamento da totalidade das 8 mensalidades (até 10 de Novembro de 2016)


Bolsas

Desde que reunido um número mínimo de alunos, prevê-se a atribuição de uma bolsa de frequência destinada a profissionais de dança contemporânea em troca de apoio administrativo às actividades do Forum Dança.
As condições de acesso à bolsa serão avaliadas através da apreciação de currículo e das provas de acesso. O Forum Dança reserva-se o direito de não atribuir esta bolsa.

Testemunhos de alunas de edições anteriores do CDC

Fotografias: Pablo López

Informações

Forum Dança – Associação Cultural
Tel: 92 510 35 96

forumdanca@forumdanca.pt


* A inscrição inclui seguro de acidentes pessoais. 
Também é válida para a frequência das Aulas Regulares do Forum Dança.
Os alunos dos cursos do Forum Dança têm 50 % de desconto nas mensalidades das aulas - ver Aulas Regulares

Os alunos dos cursos do Forum Dança têm acesso gratuito ao Centro de Documentação