ESPAÇO DA PENHA

Forum Dança e O Rumo do Fumo são duas estruturas de Dança Contemporânea com actividades complementares - formação e criação, respectivamente – que têm vindo a colaborar ao longo da sua existência. A partilha de espaço representa um formato de colaboração no âmbito da comunidade da dança e potencia novas dinâmicas de trabalho. Espaço aberto à comunidade artística e ao público em geral.

Depois de 5 anos de co-habitação na LXFactory, o Forum Dança e O Rumo Do Fumo mudaram para novas instalações, na zona da Penha de França.

O projecto Espaço da Penha, na Travessa do Calado 26 B, implicou diversas intervenções de adaptação e melhoramento do espaço - cerca de 1200 m2 de área, com 5 estúdios, 5 escritórios, uma sala de formação/centro de documentação e diversas áreas comuns.

O novo espaço é ocupado pelo Forum Dança, O Rumo do Fumo, FRAME, Carta Branca, Cristina Carvalhal, Teatro do Eléctrico, Paula Caspão e João Tuna.

 

Ciclo de Palestras “A MINHA HISTÓRIA DA DANÇA”

O Ciclo de Palestras "A Minha História da Dança" é um projeto criado em 2011, pelo Forum Dança e O Rumo do Fumo, onde são convidadas personalidades ligadas à dança contemporânea para publicamente partilharem a sua História da Dança.

“Todos nós, bailarinos, coreógrafos ou performers, recebemos de alguma maneira e por alguma via, mais académica ou mais auto-didacta, uma ideia da História da Dança, ou da História das Artes Performativas, da qual nos sentimos "descendentes" (e talvez nos sintamos descendentes de várias Histórias ao mesmo tempo!). Houve certamente criadores coreográficos ou cénicos que nos fizeram entender a arte que fazemos da forma como a entendemos hoje. Cada um tem uma ideia específica de como essa História se desenrolou, e para cada um há determinados criadores e determinados movimentos e correntes artísticas que contribuíram para configurar a ideia de dança que tem e pratica e que, de alguma forma, está respondendo a essa História. Estas palestras dar‐nos‐ão a oportunidade de conhecer a História da Dança que cada um criou dentro de si. “
Vera Mantero

Participaram em AMHD
Ana Borralho & João Galante, André Lepecki, Clara Andermatt, Francisco Camacho, Gil Mendo, Gustavo Ciríaco, Jennifer Lacey, Jeroen Peeters, João Fiadeiro, La Ribot, Lia Rodrigues, Lisa Nelson, Loïc Touzé, Madalena Victorino, Mark Tompkins, Miguel Pereira, Rui Horta, Sofia Dias & Vitor Roriz e Vera Mantero.