ESPAÇO DA PENHA

Forum Dança e O Rumo do Fumo são duas estruturas de Dança Contemporânea com actividades complementares - formação e criação, respectivamente – que têm vindo a colaborar ao longo da sua existência. A partilha de espaço representa um formato de colaboração no âmbito da comunidade da dança e potencia novas dinâmicas de trabalho. Espaço aberto à comunidade artística e ao público em geral.

Depois de 5 anos de co-habitação na LXFactory, o Forum Dança e O Rumo Do Fumo mudaram para novas instalações, na zona da Penha de França.

O projecto Espaço da Penha, na Travessa do Calado 26 B, implicou diversas intervenções de adaptação e melhoramento do espaço - cerca de 1200 m2 de área, com 5 estúdios, 5 escritórios, uma sala de formação/centro de documentação e diversas áreas comuns.

O novo espaço é ocupado pelo Forum Dança, O Rumo do Fumo, FRAME, Carta Branca, Cristina Carvalhal, Teatro do Eléctrico, Paula Caspão e João Tuna.

 

© Filipe Pereira

ESGOTADO
Workshop com Miguel Loureiro

“ À volta do texto”.  De 8 a 12 Janeiro 2018, 18h30 às 20h30.

Uma organização Forum Dança e O Rumo do Fumo

Mais informações

 

 

 

 

 

 

 

Ciclo de Palestras “A MINHA HISTÓRIA DA DANÇA”

O Ciclo de Palestras "A Minha História da Dança" é um projeto criado em 2011, pelo Forum Dança e O Rumo do Fumo, onde são convidadas personalidades ligadas à dança contemporânea para publicamente partilharem a sua História da Dança.

Palestra com MIGUEL PEREIRA
18 Janeiro 2018, 18h30
No Espaço da Penha (entrada livre)
Duração aprox. 2h

“Todos nós, bailarinos, coreógrafos ou performers, recebemos de alguma maneira e por alguma via, mais académica ou mais auto-didacta, uma ideia da História da Dança, ou da História das Artes Performativas, da qual nos sentimos "descendentes" (e talvez nos sintamos descendentes de várias Histórias ao mesmo tempo!). Houve certamente criadores coreográficos ou cénicos que nos fizeram entender a arte que fazemos da forma como a entendemos hoje. Cada um tem uma ideia específica de como essa História se desenrolou, e para cada um há determinados criadores e determinados movimentos e correntes artísticas que contribuíram para configurar a ideia de dança que tem e pratica e que, de alguma forma, está respondendo a essa História. Estas palestras dar‐nos‐ão a oportunidade de conhecer a História da Dança que cada um criou dentro de si. “
Vera Mantero


MIGUEL PEREIRA frequentou a Escola de Dança do Conservatório Nacional e a Escola Superior de Dança, em Lisboa.

Foi bolseiro em Paris (Théâtre Contemporain de la Danse) e em Nova Iorque com uma bolsa do Ministério da Cultura.

Como intérprete trabalhou, entre outros, com Filipa Francisco, Francisco Camacho e Vera Mantero. Participou na peça e no filme “António, Um Rapaz De Lisboa” de Jorge Silva Melo, trabalhou com Jérôme Bel em “ Shirtologia (Miguel)” (1997) e foi intérprete em “Les Inconsolés” de Alain Buffard, na remontagem da peça em 2017.

Como criador destaca os trabalhos “Antonio Miguel”, peça com a qual recebeu o Prémio Revelação José Ribeiro da Fonte do Ministério da Cultura e uma menção honrosa do prémio Acarte/Maria Madalena Azeredo Perdigão (2000), “Notas Para Um Espectáculo Invisível” (2001), Data/Local (2002), “Corpo de Baile” (2005), “Karima meets Lisboa meets Miguel meets Cairo”, uma colaboração com a coreógrafa egípcia Karima Mansour (2006), “Doo” (2008), “Antonio e Miguel”, uma nova colaboração com Antonio Tagliarini (2010), “Op. 49” (2012), “WILDE” (2013) uma colaboração com a mala voadora, “Repertório para Cadeiras, Figurinos e Figurantes” (2015) para o Ballet Contemporâneo do Norte e mais recentemente “Peça para Negócio” e “Peça feliz” (2017).

Em 2003, 2007 e 2015 criou para o repertório da Transitions Dance Company/Laban Centre as peças “Transitions”, “Transitions II” e “Transitions III” que integraram a tournée nacional e internacional da companhia (2003/2004, 2007/2008 e 2014/2015).

No ano de 2003 foi alvo de uma mini-retrospectiva nas Caldas da Rainha, integrada no ciclo “Mapas” organizado pela Transforma- AC em colaboração com a ESTGAD.

O seu trabalho tem sido apresentado em toda a Europa, Brasil, Uruguai e Chile, e é professor convidado em diferentes estruturas nacionais e internacionais.

Desde 2000, convidado por Vera Mantero, é artista associado da estrutura O Rumo do Fumo.

 

Participaram no passado:
Ana Borralho & João Galante, André Lepecki, Clara Andermatt, Francisco Camacho, Gil Mendo, Gustavo Ciríaco, Jennifer Lacey, Jeroen Peeters, João Fiadeiro, La Ribot, Lia Rodrigues, Lisa Nelson, Loïc Touzé, Madalena Victorino, Mark Tompkins, Rui Horta, Sofia Dias & Vitor Roriz e Vera Mantero.