Núcleo – Curadoria e Performance

O projecto Núcleo – Curadoria e Performance foi criado no sentido de substanciar uma das missões do Forum Dança: a apresentação de obras, envolvendo o apoio a residências artísticas de acordo com linhas programáticas enquadrados pela sua direção artística.

Tratando-se de um lugar de experimentação onde se cuida do ofício de criar, mostrar, refletir, criar circularidade com a comunidade artística e local achamos adequado chamar-lhe Núcleo, homenageando também anterior projecto (NAC-Núcleo de Apoio Coreográfico) que na década de 1990 foi uma importante plataforma de apoio à criação e internacionalização da dança portuguesa. Nele procuramos construir uma prática circunscrita no que são as particularidades da curadoria aplicada às artes do espetáculo, ao papel do criador enquanto programador, e à criação de espaço de debate sobre temas e ideias da arte contemporânea.

Na generalidade, as atividades do Núcleo – Curadoria e Performance distribuem-se em torno do seguinte mapa:
- Apoio cénico aos cursos e ações pedagógicas do Forum Dança;
- Organização de residências artísticas;
- Apresentação de espetáculos de pequena escala segundo linhas programáticas definidas;
- Acolhimento de espetáculos em articulação com a comunidade local;
- Acolhimento de espetáculos ou iniciativas em vertente contemporânea em regime de carta-branca;
- Debates.

Actividades Núcleo:  

-  Programa O Artista-Curador

-  Residências

 


 

Programa "O artista curador"

O Forum Dança lança em Maio de 2018 um novo tipo de programa de residências e de intercâmbio, inserido no projecto curatorial proposto pelo "NÚCLEO-Curadoria e Performance". Com curadoria de Ezequiel Santos, este novo programa internacional convida anualmente um ou dois artistas curadores internacionais a desenvolver projectos e residências artísticas que visam criar ligações e conexões mais fortes entre artistas e estruturas de Portugal e de outros países. Os primeiros curadores convidados para 2018 foram Cosmin Manolescu (Bucareste) e Sezen Tonguz (Lisboa e Istambul).

Forum Dança Association is launching in May 2018 a new type of residency and exchange programs, part of its new curatorial programme proposed by "NÚCLEO-Curatorship and Performance". Curated by Ezequiel Santos, this new international program will invite annually 1-2 international artists and curators to develop projects and residencies aiming to create stronger links and connections between Portuguese artists and structures from Portugal and other countries. The first two curators invited for 2018 are Cosmin Manolescu (Bucharest) and Sezen Tonguz (Lisbon-Istanbul).

 

Curador/ Curator: COSMIN MANOLESCU

EMOTIONAL 2018  (Maio – Novembro 2018) - Biografias dos artistas
Residência Simona Deaconescu & Ciprian Ciuclea /Roménia ( 5 – 18 Maio 2018)
Residência Ioana Marchidan & Hermina Stanciulescu/ Roménia ( 5 – 18 Maio 2018)

+ info


Curador/ Curator: SEZEN TONGUZ

Residência Marko Milić/ Sérvia  (21 Maio – 3 Junho 2018)
Residência Frida Sandström / Suécia (1 – 15 Agosto 2018)
Residência Leman Sevda Darıcıoğlu/ Turquia (13-24 Novembro 2018)

 

Residência Artística em curso/ ongoing Artistic Residency:

Residência Artística Leman Sevda Darıcıoğlu/ Turquia 13.11.2018 — 24.11.2018

Workshop Aberto com Leman Sevda Darıcıoğlu,
Espaço da Penha
Sábado e Domingo 17 e 18 de Novembro de 2018 14h30— 19h30
Inscrições: forumdanca@forumdanca.pt

Apresentação e conversa com Leman Sevda Darıcıoğlu, Espaço da Penha 23.11.2018— 18:30

+INFO PT

+INFO ENG

 

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS FORUM DANÇA

ARTISTIC RESIDENCIES FORUM DANCA

No mês de Agosto o Forum Dança abriu portas ao estúdio Núcleo para artistas em residência com trabalhos em processo. Os artistas selecionados foram: Eve Zandi, Emilie Phillibot, Sol Veig, Mafalda Jacinto,Pablo Alvez, Vitoria Grilo, Helena Dawin, Andrew Nimmo, João Moreira, João Lopes Pereira.

 

(RE) UNION- 13 A 23 DE SETEMBRO- ESPAÇO DA PENHA, CASA DA AMÉRICA LATINA, ESPAÇO ALKANTARA, RUA DAS GAIVOTAS 6

O (Re)union é uma iniciativa autónoma de jovens artistas internacionais com uma forte vontade de gerar cruzamentos entre pares e promover os seus trabalhos. Tem o intuito de compreender o que move esta geração de artistas, criando espaço para a experimentação e práticas coletivas de produção artistica. Tendo surgido de uma reunião de antigos alunos do PEPCC, curso de Dança, Pesquisa e Criação do Forum Dança, em Lisboa, o (Re)union expande agora o seu intuito e recebe artistas emergentes interessados em contribuir para uma comunidade de artistas através de atividades internacionais auto-organizadas dentro do contexto das artes performativas, com uma visão sustentável.
[Mais informações]