WORKSHOPS com RAFAEL ALVAREZ

Dirigidos a estudantes e profissionais de dança, professores, terapeutas ou qualquer pessoa interessada em aprofundar conhecimentos no desenvolvimento de projectos de dança na comunidade.

© Supriya Pava

DANÇA INCLUSIVA

11 e 12 Novembro 2017

10h30-17h30 (pausa 1h/almoço)

Em parceria com Fundação LIGA / Plural Companhia de Dança os participantes terão a oportunidade de participar numa aula prática do Atelier de Dança Inclusiva da Fundação LIGA.

O potencial da Dança Inclusiva (mas não exclusiva) como ferramenta de intervenção pedagógica e artística no contexto de intervenção com pessoas com deficiência, alterações na funcionalidade,  mobilidade reduzida e necessidades educativas especiais.

O desafio criativo e educativo da dança inclusiva

Dançar para incluir ou incluir a dançar? As linguagens e o vocabulário da Dança Contemporânea como expressão da diversidade humana.

Uma dança - diferentes corpos, identidades plurais sob um mesmo projecto comum – dançar e interpelar diferentes visões e realidades do mundo.

Amplificar a liberdade criativa e a pluridisciplinariedade presente na Dança Contemporânea e no sua visão de um corpo democrático contribuindo para uma perspectiva participativa da criação artística valorizando a diferença e a diversidade humana.

Tópicos de desenvolvimento:

© Maria João Fragateiro

DANÇA CONTEMPORÂNEA PARA SENIORES

18 e 19 Novembro 2017

10h30-17h30 (pausa 1h/almoço)

Em parceria com BODYBUILDERS, os participantes terão a oportunidade de participar numa aula prática de Dança Contemporânea +55 Anos & Seniores / BODYBUILDERS.

Que seniores e que danças?

Partilha de metodologias e ferramentas de intervenção pedagógica/artística no trabalho de movimento/dança contemporânea para Seniores.

Boas práticas para a salvaguarda do foco artístico no contexto de intervenção a par das condições de adequação e segurança ao grupo alvo.

O acto criativo de dançar e a descoberta do prazer do movimento como estímulos à autonomia e à mobilidade - a experiência sensorial do movimento como experiência estética e humana.

A mediação entre as linguagens da dança contemporânea e da dança criativa, como suporte ao desenvolvimento prático nos contextos de aula e de criação em projectos de dança na comunidade com seniores.

Tópicos de desenvolvimento:

PREÇO e INSCRIÇÕES

1 workshop - 50€        
2 workshops – 90€

Inscrições: enviar email para forumdanca@forumdanca.pt com indicação do workshop no qual se inscreve e contacto telefónico.


BIOGRAFIA

Rafael Alvarez

Coreógrafo e intérprete, cenógrafo e figurinista, investigador e professor.

O seu trabalho coreográfico tem sido apresentado desde 1997 na Europa, América do Sul e América do Norte, Médio Oriente, Ásia e África. No decorrer dos últimos 20 anos tem investigado e desenvolvido uma dimensão plástica do movimento e da composição, revelando uma forte componente visual na construção do corpo e do espaço presente nos seus projectos coreográficos, performances e instalações. Tem investido de forma aprofundada, na relação da Dança com a Comunidade e na dimensão colaborativa da prática artística de diálogo e intervenção com o mundo. Lecciona desde 1998, dança contemporânea e dança inclusiva, desenvolvendo projectos de formação/cooperação nacional e internacional e de dança na comunidade, envolvendo pessoas com deficiência, seniores, pessoas com Parkinson, crianças, estudantes do ensino superior artístico e vocacional e artistas em geral. Em 2001 criou o projecto DANÇA CONTEMPORÂNEA +55 ANOS & SENIORES, projecto que dirige desde então integrando aulas regulares, workshops e apresentações. Professor certificado pelo Dance for PD®/Mark Morris Dance Company/Brooklyn Parkinson’s Group (Nova Iorque) integrando a equipa do Dançar com Parkinson – Aulas de Danças para Pessoas com Parkinson e Cuidadores (Lisboa). Professor de Dança Inclusiva, coordenador artístico da Plural_Companhia de Dança e coordenador-adjunto da Casa das Artes na Fundação LIGA (desde 1998). Foi docente em Movimento e Educação pela Arte na Escola Superior de Educação de Leiria/IPL e na Pós-graduação em Danço-Terapia na Universidade Autónoma de Lisboa. Dirigiu workshops e laboratórios em Portugal, Espanha, França, Hong Kong, São Tomé e Príncipe, São Petersburgo, Dubai, Buenos Aires, Miami e Washington. Realizou residências de pesquisa e criação coreográfica em Lisboa, Évora, Faro, Montemor-o-Velho, Sevilha, Bruxelas, Paris, Frankfurt, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Miami e Tóquio. Foi intérprete em espectáculos e projectos dirigidos pelos coreógrafos – Francisco Camacho/EIRA (PT), Christian Rizzo (FR), Lynda Gaudreau/Lucky Bastards (CN/FR) e do encenador Luís Castro/Karnart, entre outros. Integrou em 2011 o projecto europeu de pesquisa e criação de performance e tecnologias A.D.A.P.T Advancing Digital Art Performance Techniques (Portugal, República Checa, Romênia, França, Bélgica). Integrou a primeira edição do projecto coLABoratório – Encontro Sul-Americano Europeu de Coreógrafos (Programa Cultura UE / Festival Panorama) realizado no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza (2006-07).

Doutor em Comunicação, Cultura e Arte pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Pós-graduado em Ciências da Comunicação – Cultura Contemporânea pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Formado em Realização Plástica do Espectáculo e em Teatro e Educação pela Escola Superior de Teatro e Cinema do IPL. Realizou formação continua em dança contemporânea, performance, improvisação, composição, dramaturgia, danço-terapia e dança inclusiva em Portugal e no estrangeiro (1987-2017). Entre 2000 e 2002 foi bolseiro em Dança do Centro Nacional de Cultura. Membro da Foundation for Community Dance/People Dancing (Reino Unido). Membro colaborador do CHAIA – Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora. Artista associado da EIRA desde 2005. Co-fundador da ANKA – Companhia de Dança Inclusiva de São Tomé e Príncipe. Co-fundador e director artístico da associação cultural – BODYBUILDERS.

www.bodybuilders.pt



Para mais informações pf clique na imagem.

 

[Arquivo 2006 - 2012]