WORKSHOPS

WORKSHOP DE DANÇA IMPROVISAÇÃO E CRIAÇÃO
BLIND MAPS
com Valeria Caboi e Lara Russo

11, 12 e 13 Julho 2017 | 18h-21h
Nível aberto

O workshop, inspirado pela Gaga Technique, o Feldenkrais e o Contacto Improvisação, quer ser uma viagem exploratória de conhecimento através do movimento autêntico e da intuição coletiva.
A união das duas bailarinas e criadoras, Valeria Caboi e Lara Russo, com anos de experiência no campo da educação e com uma abordagem comum para com a pesquisa coreográfica, será uma oportunidade de troca e enriquecimento para quem quer ampliar seus conhecimentos sobre o corpo e a composição coreográfica, sendo ou não profissional da dança.


Preço: 45€
Desconto de 40% para profissionais das artes do espectáculo, mediante envio de biografia ou cv; Desconto de 50% para alunos ou ex-alunos do CDC e para ex-alunos PEPCC e PEPCC-C.

Inscrições: forumdanca@forumdanca.pt

Descrição do Workshop
Numa primeira parte, conduzida por Valeria Caboi, serão realizados exercícios de olhos fechados inspirados pela Gaga technique e pelo Feldenkrais, para activar modos de comunicação e criação além das estruturas e limites da aprendizagem visual e dos automatismos.
Sentir e estar ciente do comportamento do corpo em movimento quando os estímulos vêm através de som e toque, na privação de visão. O principal objetivo é explorar e expandir a percepção espacial e da gravidade, o relacionamento com os outros corpos e com o som. Tornar-se consciente das limitações do corpo, usando-as como uma vantagem durante o processo de criação e improvisação.

Numa segunda fase, conduzida por Lara Russo, de olhos abertos, através da memória corporal, tentar-se-á fazer com que as tensões entre os corpos se tornem espaços elétricos, sensíveis e exploráveis. (Re)encontrar um terreno comum para mergulhar no potencial de energia que todos já possuem, partilhá-lo e expandi-lo. Através do encontro com o outro procurar-se-ão possibilidades de movimento a que o corpo solitário normalmente não tem acesso. Exercícios da técnica do Contato Improvisação e do Body Mind centering conduzirão a momentos de harmonia e compreensão, entre o movimento individual e o do grupo, para viver o espaço entre os corpos como uma porta de entrada para outros modos de ser, e como uma oportunidade de abertura pessoal e de transformação.

O workshop termina com uma terceira fase, realizada simultaneamente pelas duas artistas, que foca especificamente a criação e a composição.

Biografias
Lara Russo

Formou-se entre Barcelona e Berlim. Em 2011 voltou à Itália e participou no projeto International Festival Accademy de Inteatro. Em 2013 ganhou o GD'A Giovani Danz'Autori com Allumin show-me. Trabalhou como assistente para o Virgilio Sieni na Bienal de Veneza em 2013. Recebeu uma bolsa para ECITE, reunião de professores de C.I. Ponderosa 2014, na Alemanha. Em 2015 ganhou o concurso coreográfico DNA RomaEuropa Festival com a performance Ra-me, que estreiou na Bienal de Veneza Dança 2016. Considera a pesquisa coreográfica uma possibilidade de encontro com o outro para desenvolver novas formas de expressão: em particular, o seu campo de investigação varia do site-specific até a interacção entre dança contemporânea e as artes plásticas, integrando nas suas produções músicos e artistas visuais. A pesquisa sobre o movimento reflete-se no seu método de ensino que se desenvolve a partir de 2011, durante a formação Dance Start Up em Bolonha, dirigida por Brigel Gjoka.

Valeria Caboi
Licenciada em Teatro e Artes Performativas pela Universidade Sapienza de Roma e Po's-graduada em Advanced Dance Studies na London Contemporary Dance School estudou também na escola Spe.Ri.Dan em Macomer, no I.A.L.S. em Roma, na M.A.S. de Milão, no Forum Dança em Lisboa. Participou ao Mestrado de psicoterapia e dança -terapia da Sapienza de Roma.
Como performer colaborou com: Elisa Monte Dance Company (NY), Nine Bob Note (UK), Compagnia Fattore K di G.B.Corsetti (IT), Arthur Pita (UK), Guido Tuveri (NY), Companhia de dança do Norte (PT), Pia Projectos de Intervenção Artistica (PT).
Como coreografa criou GestAzione (premio Marte Live 2010, Roma) Lidou o Projecto Red T-Shirt Dance Project, com actuações na Inglaterra, Italia e Portugal (2012-2015). Foi coreografa para o projecto Suéco Open Lab Halland (2015). Criou a performance de dança inclusiva com bailarinos não visuais EYE LIE (2016).
Como Professora ensina dança contemporânea, teatro físico, consciência corporal, Interpretação, dança criativa e ballet.

 

[Arquivo 2006 - 2012]